Piracicaba oferece 85 vagas para formação erudita de jovens músicos

Piracicaba oferece 85 vagas para formação erudita de jovens músicos

O Projeto Jovens Músicos e a Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba (SP) estão com inscrições abertas para aulas de canto e de 13 instrumentos eruditos. As 85 vagas serão divididas entre alunos iniciantes e outros que já estão em níveis avançados. Interessados podem se candidatar gratuitamente de 19 de fevereiro a 4 de março exclusivamente pela internet (www.filarmonicapiracicaba.com.br).

Em busca de novos talentos da música erudita, o projeto oferece formação em canto coral e de violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarineta, oboé, fagote, trompete, trombone, trompa e tuba. As aulas de coral infantil são voltadas a crianças de 7 a 12 anos. Adolescentes de 13 a 17 anos podem se inscrever aos cursos de coral juvenil e de instrumentos de orquestra. Jovens de até 25 anos, que já têm experiência, mas querem se aperfeiçoar também podem de candidatar.

Além da Orquestra Filarmônica Jovem, a iniciativa compreende também o Quinteto de Metais, Grupo de Metais, Quarteto de Trompas, Corais Infantil e Juvenil e promove concertos didáticos em escolas municipais e estaduais dePiracicaba.

Iniciação
Outra oportunidade para crianças e adolescentes se inserirem no universo musical são as aulas de flauta doce.

Aulas de flauta doce são oferecidas a iniciantes em Piracicaba (Foto: Paulo Lima/ Divulgação)
Aulas de flauta doce são oferecidas a iniciantes em
Piracicaba (Foto: Paulo Lima/ Divulgação)

O coordenador do projeto, maestro Anderson Oliveira, ressalta os benefícios que o instrumento promove. “É fantástico para a aprendizagem e musicalização infantil, contribui para a memorização, capacidade de concentração e raciocínio rápido e desenvolve tanto a parte emocional como a racional dos jovens”, explica.

Nível avançado
Para músicos em nível avançado com idade de 16 até 27 anos, as vagas na orquestra são para instrumentistas com habilidade em violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo acústico e oboé. Os integrantes da Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba recebem bolsa incentivo. Haverá teste prático previsto no edital de vagas.

Segundo o maestro Anderson Oliveira, “os músicos da Filarmônica Jovem têm acesso a masterclasses com importantes nomes do cenário erudito mundial e, também praticam repertório que os preparam para futuros testes em orquestras profissionais”, explica.

Serviço
As aulas gratuitas são realizadas no Clube Coronel Barbosa e os ensaios da Filarmônica acontecem na Società Italiana de Piracicaba. Atualmente, o Projeto Jovens Músicos ministra aulas para cerca de 140 alunos em sua Sede e outras 3 regiões da cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3302-8872.

Fonte: G1

Leave a Comment