Facilitadora fala da importância do programa pros adolescentes

Facilitadora fala da importância do programa pros adolescentes

O programa Quem você quer ser?, desde o início de sua realização, conta com profissionais dedicados e prontos para trabalhar com os adolescentes.  A facilitadora Franciele Bandeira fala sobre a importância do programa para os adolescentes e de como poderão superar os desafios.

1 – Por que este tipo de programa de orientação vocacional é importante para os adolescentes?

É importante para ajudá-los a sanar suas duvidas e inquietações em qual carreira seguir. Dos 15 aos 18 anos, muitos não sabem o que querem da vida, e começam a ser pressionados pela família e sociedade por não saberem qual profissão ou faculdade exercer.

 2 – Quais  os principais desafios que a maioria dos adolescentes encontram na escolha de suas carreiras

A indecisão junto com a pressão psicológica da família é um dos principais desafios que o jovem tem que enfrentar. Alguns adolescentes passam por  momentos de inquietudes quando são pressionados a decidirem seu futuro, muitos ficam depressivos, estressados, etc. Outros já enfrentam a falta de apoio dos familiares na decisão da profissão, onde os pais acham que os filhos deve exercer as mesmas funções que eles.

3 – Como profissionais, o que diriam aqueles que ainda nao fizeram a opção de carreira?

É importante que o adolescente no momento da escolha da profissão  desenvolva sua identidade profissional, para isso, é necessário que haja a identificação de gostos, interesses e aspirações, para que possa escolher a profissão que deseja seguir, além da importância de conhecer a si mesmo.

4 – Cite algumas características que todo adolescente deve ter ao buscar uma carreira de sucesso. Irei citar algumas características que acho preponderantes para uma carreira e uma vida de sucesso:

AUTOCONFIANÇA: Acredite em si mesmo e em seus sonhos, pois se você não o fizer, outros não o farão. Tenha autoconfiança, humildade e caráter para que o sucesso  seja algo conquistado e não ganhado.

 MOTIVAÇÃO: A perseverança e motivação são essenciais para que você alcance o sucesso de maneira satisfatória e saudável. Ter pessoas ao seu redor que ajudem você com isso também é muito importante.

CRIATIVIDADE: A criatividade está em todos os lugares, não apenas em grandes ideias. Você pode desenvolvê-la em pequenas soluções de, por exemplo, como fazer suas tarefas rotineiras com mais excelência.

EQUILÍBRIO: Ser bem sucedido na carreira, mas não ter relacionamentos pessoais saudáveis é um indicativo de que as coisas não estão em equilíbrio e que o sucesso é passageiro, pois não atinge as diferentes áreas da vida de alguém. Cada pessoa possui objetivos de vida particulares, porém, encontrar o equilíbrio entre todas essas metas é o que qualifica alguém como bem sucedido.

RESISTÊNCIA: Ninguém vive sem passar por problemas, por menor que eles sejam, porém, o que diferencia uma pessoa da outra é a maneira como ela enfrenta essas dificuldades, as supere e aprende com elas. A fora como isso ocorre é um forte indicador de como você está pronto para enfrentar as responsabilidades que acompanham o sucesso.

COMUNICAÇÃO: A habilidade de se comunicar com outras pessoas e transparecer suas ideias é uma das qualidades mais requisitadas para ser bem sucedido. É bom lembrar que comunicação não significa simplesmente falar, mas também ouvir o que os outros têm a dizer

ÉTICA DE TRABALHO: As pessoas sabem quando alguém trabalha duro ou quando enrola. Da mesma forma, é possível saber quando alguém chegou ao topo pelo caminho curto da falta de honestidade ou pelo trabalho árduo de uma ética de trabalho irrevogável.

APRENDIZADO: Alcançar o sucesso não significa que você não tem mais nada para aprender. Procurar melhorar, fazer as coisas com mais qualidades e superar-se a si mesmo é uma qualidade que todas as pessoas realmente bem sucedidas possuem, pois não se acomodam com a aprovação dos outros.

RESPONSABILIDADE PESSOAL: Ser fiel a si mesmo e ter honra faz com que você tenha credibilidade e respeito independente de qual seja seu trabalho. Os aspectos da responsabilidade pessoal incluem honestidade, transparência, ser justo e ter integridade e devem ser sempre foco de desenvolvimento pessoal.

 

“Acredite em si mesmo! Tenha fé em suas habilidades! Sem uma confiança humilde e razoável em seus próprios poderes você não pode ser bem-sucedido ou feliz.”

(Norman Vincent Peale)

Leave a Comment